quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O PROTEGIDO - Lariel Frota



 -Velha maldita, muquirana, mentirosa. Vai queimar no fogo do infern!
-Que isso Mauricio, isso  é jeito de falar da sua avó   que sempre o tratou tão bem?
-Tratou bem uma ova. Eu era o único que  fazia  tudo sem reclamar. Jogava o maldito gamão, acompanhava as orações. Quando completei dezoito anos ganhei um carro, mas   virei motorista particular. Velha sovina, mão de vaca. Na hora de dividir a empresa  foi tudo  em partes iguais.
-Ela sempre o protegeu de uma maneira especial. Pra ser coerente  empregou todos os netos, mas sempre o favoreceu nas promoções e nomeações.  Vocês   são  em  quatro portanto o testamento tinha quer ser legalmente justo.
- Seria justo se não tivesse me prometido  nada.  Ela é quem falava de  recompensa especial, acabei acreditando. Grande recompensa, um livro com capa de couro feita à mão,  repleto de hinos religiosos e orações pra tudo quanto é santo.
-Quem sabe um dia não lhe seja útil. Afinal nunca se deve desprezar a proteção divina.
                                                              (....)
-Mãe, cadê o pai?
-Tá  no sótão, procurando  a planta do casarão  da Mooca, que foi  da sua  falecida bisavó.
-Que sufoco! Mexer em papel velho, cheios de pó e recordações ruins.
-Olha o respeito menino,  passado tem lembranças  boas também!
                                                           (....)
-Doutor, porque  esse acidente vascular cerebral? Tava tudo tão bem!
-Infelizmente essas ocorrências não têm  explicação. Com a idade  nosso   sistema circulatório sofre alterações naturais. A senhora sabe  se ele teve alguma emoção, ou  aborrecimento sério?
                                                         (…)
-Que estranho mano, venha ver isso.A mamãe pediu para eu guardar a papelada que o papai estava  mexendo quando  teve o A.V.C.  Olha o que encontrei: um  livro antigo    de hinos e orações da nossa bisavó. A capa de couro está meio  descolada,  veja o que tem dentro, um maço  de dólares, deve ter uma pequena fortuna. Será que foi o papai que escondeu isso ai?

4 comentários:

Marisa Giglio disse...

Danny , é um conto perfeito .
A condição humana fica clara no decorrer dos acontecimentos .
Parabéns . Gostei demais .
Beijos

Sempre Janice disse...

"- Velha maldita, muquirana, mentirosa. Vai queimar no fogo do inferno!!!
Este conto eu conheço bem a história. rsrsrsrs
Acho que vivi algo bem semelhante.
rsrsrsrsr
Muito bom. Parece até que você me conhece.
Beijos!!!!!

Danny Marks disse...

Marisa,

Obrigado, mas este é um texto da Lariel Frota, uma amiga que encontrei nos meus caminhos de letras. É a autora do "Baú de Cassandra" e de várias crônicas presentes aqui no blog.
Tenho certeza que ela vai ficar feliz com o seu comentário.

Beijos Mágicos

Danny Marks disse...

Janice,

Acho que todos conhecemos histórias assim. Infelizmente.

Obrigado pela presença

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...