segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PÉ MAIOR - Lariel Frota


 -Oi Claudinho,    tão compenetrado,tem prova essa semana?
-Que nada vô, to atrapalhadão  por causa das aulas de catecismo.
-Não acredito! Tira nove de matemática, nove e meio de português e se atrapalha com o catecismo?
-É vô, esse negócio de pecado mortal, pecado venial, pecado capital. A catequista mandou fazer uma pesquisa pra esclarecer as dúvidas, ficou mais confuso ainda.
-Posso saber porque?
-Na última aula ela  perguntou se alguém sabia o que era pecado capital. Eu, todo sabidão  levantei a mão e  paguei o maior mico.
-Como assim?
-Eu pensei:  se é pecado capital,só pode ser aquele que acontece numa capital. Se  estou em São Paulo, esse pecado só pode acontecer  na cidade de São Paulo que é a capital do estado, se for em Campinas, São Carlos, Araraquara não é pecado capital é de outro tipo.
-E o que aconteceu quando você deu essa explicação?
-Ora, todo mundo caiu na risada, até o Pedrinho que é meu amigo deu uma risadinha sacana meio disfarçada, igual essa que  você tá tentando disfarçar!
-Calma aí rapazinho, eu não to de sacanagem não. Acho até que a sua resposta é bem inteligente, equivocada mas tem lógica. Agora  me diz uma coisa, porque você acha que a gente tem que aprender esse negócio de pecado?
-Sei lá!
-Porque pecado traz sofrimento,é falta de amor a Deus e ao próximo.
-E quem escolhe o que é pecado e o que não é?
-Bem, no caso dos pecados capitais.....
-Que são sete....isso descobri na minha pesquisa:vaidade, inveja,ira, preguiça, avareza, gula, luxúria.
-Pois então:   a igreja católica  criou essa lista de pecados que devemos evitar.
-Quer dizer que não foi DEUS quem organizou a lista?
-Não Claudinho. Com intenções de controlar, educar, proteger,  a igreja determinou o que  seria pecado.
-Agora enrolou de vez.A mamãe falou  outro dia que preciso aprender a  cuidar da aparência, lavar direito o cabelo, escovar os dentes, escolher camiseta da hora quando for passear no shooping, usar a colônia que a vovó me deu: isso não é vaidade?
Outra coisa, quando eu falo que quando crescer, vou trabalhar bastante porque  quero ter um carrão igual ao do Neymar é inveja? Ah tem também a conversa do papai: -“Adoro uma boa feijoada no sábado, quando posso aproveitar bem a preguiça gostosa que vem depois e tirar uma boa soneca”.  
Isso sem falar da economia que você me ensinou a fazer guardando cada moedinha que não gasto a toa,  no meu  cofrinho do pirata, não parece avareza deixar de tomar duas bolas de sorvete pra guardar dinheiro? Ah, tem também aquela coisa  de ter uma  vontade bem grande de comer dois pedaços do bolo de chocolate que a vovó faz de vez em quando, será pecado  nunca conseguir comer só um pedaço. Quer saber, só de falar nele agora me encheu a boca  de água!!!!
-Olá rapazes. Posso interromper a conversa animada?Ouvi você falar em bolo de chocolate Claudinho, parece que adivinhei.Que tal uma caneca de café com leite e uma boa fatia do tal  bolo heim???
                                   (...)
-Diz aí Cláudio Augusto,  conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre pecado capital? Aquele dia a gente nem terminou o papo sobre o assunto.
-Pois é vô.Fui pesquisar na internet.Acho que descobri uma coisa interessante.
-É mesmo?
-Quer ouvir?Cada um desses pecados tem um diabo que toma conta deles, eu até imprimi pra te mostrar,leia em voz alta.
-Vamos lá: Vaidade – Lucifer; Inveja – Leviatá; Ira – Azazel; Preguiça –Belphegor; Avareza – Mammon; Gula – Belzebu; Luxúria- Asmodeus!
-Viu só, matei a charada: A gente precisa se cuidar, tratar do cabelo, da pele, dos dentes, estar sempre bonito. Agora se exagerar na frente do espelho esquecendo outras coisas importantes, o que era uma coisa boa pra gente,vira pecado e o tal do Lucifer fica bem feliz.
-Ora vejam só que grande conclusão.
-Se você notar todos os pecados tem o lado bom que foi Deus quem deu  pra gente, se não souber usar,   o diabinho que toma conta deles fica todo orgulhoso. Se eu invejar as notas do Pedrinho e estudar bastante pra tirar nota igual ou melhor, não é pecado,agora se eu atrapalhar ele na hora da prova.....
-Aí é pecado e burrice, pois vai perder tempo  e os dois farão uma  prova ruim.
-E os dois tiram nota baixa!
-Então esclareceu tudo?
-Mais  ou menos, quando chegou na luxúria precisei pedir ajuda ao papai, o troço é meio confuso né?
-E você ficou satisfeito com a explicação do seu pai?
-Claro vô. Ele me levou até o carro dele, me deixou sentar no lugar do motorista e mostrou que meus pés ainda não alcançam o pedal, também não consigo enxergar direito,precisaria de uma bruta almofada pra enxergar e daí o pé ficaria muuuuuuuuuuuuuito mais longe do pedal. Disse que um dia você fez isso  com ele e isso ajudou a entender que tudo tem um tempo  certo pra entender e acontecer. Que o pé dele era menor que o meu,  e ele era bem mais baixinho que eu na mesma idade. Daí fiquei tranquilão.
-Mesmo?
-Claro vô, se o que você falou pra ele  deu certo e hoje ele tem um carrão, essa casa bonita e até tá comprando um apartamento na praia, pra mim com certeza também vai dar certo.Posso esperar um pouco pra entender bem o que é luxúria né....pelo que ele disse o meu pé vai ficar bem maior que o dele né???? Que foi vô, você tá rindo ou chorando, porque as lágrimas?
-Nada não querido, foi só um cisco que caiu no meu olho,vamos que a vovó tá chamando pro almoço!

Um comentário:

luly popy disse...

Claudinho tem razão.
Deus não deixou a lista organizada. Mas vamos com calma, neh? Afinal ELE existe e os outros (lah debaixo) tbém!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...