quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pente, Batom e Lenço - Danny Marks

A bolsa da moça não resistiu ao puxão e abriu-se. O Pente, o batom e o lenço correram para o meio da rua, imediatamente fixados por este, aquele e o outro veículo que vinham pelo negro cinzento na velocidade da luz recém nascida.
                O vermelho cereja foi gotejando na razão de PI, demarcando a trajetória dos amigos distantes do grito que atraiu o policial.
                Gravidade é a força que é descrita como uma lei, estudada pelos físicos e compreendida por poucos, que trata sobre a atração dos corpos, como o desejo.
O Desejo também é capaz de atrair os corpos embora não seja uma lei, e seja mais estudado e menos compreendido que a gravidade e, por sua vez, também resulta, às vezes, em situações complicadas, sendo uma delas a gravidez, que pode ser o resultado do encontro de dois corpos pelo desejo.
Uma situação complicada é algo que precisa de uma solução para não se tornar um problema.
O peso, um dos efeitos da gravidade que atrai os corpos não pelo desejo, pode resultar em um problema de saúde para o Valdir, que é um homem e portanto possui um corpo.
O Valdir é um carteiro, a extremidade final de um sistema postal. Sistemas são conjuntos de ações que estabelecem relações entre si para obter um fim que se chama resultado, que acaba realimentando o sistema em outras formas de relações.
O Sistema postal tem a finalidade de intermediar as relações entre corpos distantes, através de objetos chamados de correspondência, que levam informações, entre outras coisas, mediante um pagamento.
Pagamento é o que se faz quando se deseja adquirir algum objeto que não lhe pertence, ou solicitar que um carteiro o entregue para outra pessoa em um lugar determinado.
O pente, o batom e o lenço também são objetos que a Janice desejou ter e pelos quais pagou um valor determinado, adquirindo o direito de leva-los em uma bolsa, como a do Valdir.
Bolsas são objetos criados com os mais diversos formatos para facilitar o transporte de objetos que as pessoas desejam ter. No caso do Valdir, são as encomendas e cartas que alguém pagou para o sistema postal mandar entregar a outras pessoas que as desejam.
Quanto mais encomendas na bolsa, maior o peso, que como já foi dito é um efeito da Gravidade, que pode causar um problema de saúde no Valdir, que é um carteiro do sistema postal.
Uma das formas que o Valdir encontrou de solucionar a situação complicada, representada pelo peso de ter que intermediar as relações entre pessoas distantes que pagaram um valor determinado na entrega de objetos que levam informações entre outras coisas, foi o uso de uma bicicleta.
Valor é o resultado de um sistema de trocas em que objetos ganham importância pelo desejo de alguém que não os possui. O pente, o batom, o lenço, a bicicleta e as encomendas tem valores diferentes porque são desejadas por pessoas diferentes.
O Valdir desejava uma bicicleta que lhe permitesse fugir aos efeitos da gravidade, que faz com que a bolsa onde leva as encomendas do sistema postal fique pesada e menos desejável de ser transportada.
O Valdir precisa da bicicleta para fugir dos efeitos da lei da gravidade.
Um Marginal é um homem que gosta de burlar a lei criada pelo sistema legislativo, que é um sistema que faz leis para homens, como os carteiros, seguirem.
Um marginal é um homem que possui um corpo que é atraído por outros corpos chamados de objetos, que lhe parece terem valor, mas pelos quais não pretende efetuar um pagamento. O efeito da atração do marginal por objetos de valor pelos quais não deseja pagar cria uma situação complicada chamada de furto.
Furtos atraem policiais, que recebem pagamentos para impedir que o marginal obtenha objetos de valor, que não lhes pertence, sem pagamento.
Policiais são homens que possuem corpos sujeitos a gravidade e que também podem ser atraídos por outros corpos que julgam ter um tipo de valor chamado de beleza, como a Janice, que usa pente, batom e lenço.
Valdir é um homem que possui um corpo que, muitas vezes, não é atrativo para outros homens, como o policial, ainda que para as mulheres, como a Janice, possa ter algum valor.
Para o marginal, que é um homem, o principal atrativo do Valdir é a bolsa, que não é igual a da Janice porque não leva pente, batom e lenço, mas está cheia de encomendas e acoplada a uma bicicleta, que é um veículo com rodas que esmagam batons caídos na rua e serve para aliviar os efeitos da gravidade sobre a saúde dos carteiros, e para levar marginais em fuga.
Assim o pente, o batom e o lenço da Janice ficaram perdidos, bem como as encomendas e a bicicleta do Valdir, levados pelo ação do marginal, que deveria ter sido preso pelo policial, que não ficou tão atraído pelo furto quanto pela Janice e criou a situação complicada de fazer os sistemas, postal e legislativo, menos eficientes que a Lei da Gravidade que, por não ser uma lei criada pelos homens, não se preocupa em satisfazer o desejo de ninguém.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...