sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

LuizaCaetano - pequeno currículo



Luiza Caetano
"Natural da Venda do Pinheiro, PORTUGAL, e galardoada com vários 1ºs.prémios e menções honrosas, esta pintora está representada em vários países, tendo realizado mais de uma dezena de exposições individuais,e cerca de uma centena de colectivas em portugal e no estrangeiro, nomeadamente, eua, áfrica, brasil, turkia, suissa, frança, espanha, belgica, alemanha, eslovénia, bratislava,itália entre outros. foi considerada pelo crítico de arte italiano, antónio malmo uma das pintoras mais fiéis à autenticidade da pintura naif mundial."
"O interesse que Luiza Caetano sempre sentiu pelas artes plásticas desembocou na criação pictórica em 1988, contava então 40 anos. Dessa altura data também a primeira mostra dos seus trabalhos na Galeria de Arte do Casino Estoril, onde tem continuado a expor com alguma regularidade, nomeadamente com participações em todos os salões Naïf, o estilo que a define.
Actualmente a trabalhar em part-time como assessora cultural de uma empresa do sector automóvel, esta pintora autodidacta transpõe para a tela, numa paleta de cores vivas, aquilo que vê e guarda na memória: as imagens do seu universo infantil, a figura de Amália Rodrigues, que muito admira, ou os bairros e as ruas de Lisboa, que a apaixonam desde os 18 anos, quando se mudou para a capital (nasceu em Venda do Pinheiro, perto de Mafra).
A apresentação da sua obra tem levado Luiza Caetano a viajar pelo mundo - já expôs em França, Itália e Brasil, entre outros países. Nestas deslocações ao estrangeiro, procura sempre que possível ver obras de pintores consagrados, como estímulo para o seu próprio trabalho. Um dos momentos mais marcantes do seu percurso aconteceu no México, perante as telas de Frida Kahlo e as pinturas murais de Diego Rivera.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...