domingo, 24 de agosto de 2014

Oficina Literária - Danny Marks

Elementos Textuais - Conto

Em um texto do  estilo conto  pode-se encontrar  vários elementos  comuns a todo  tipo  de texto. Como por exemplo os elementos de estrutura:

- Apresentação/introdução do tema
- desenvolvimento do tema/narrativa
- conclusão  do tema/fechamento (provisório/definitivo)

Também é possível encontrar elementos conceituais gerais como:

- Coerência: linha lógica de raciocínio (direta ou indireta)
- Coesão: Encadeamento das frases em uma construção de sentido progressiva com acrescimos, desenvolvimento e/ou reelaboração de informações e conteúdos.
Os mecanismos textuais que definem o modelo específico podem ou não aparecer em outros tipos de texto grafotécnico.

- Oralidade
- Dialogo
- Personagem primário/secundário
- Conflito/climax/anticlimax
- Foco narrativo fechado/aberto
- Ponto de observação/ponto de vista
- Subnarrativas discursivas

Mesmo dentro do estilo conto podem aparecer todos os elementos descritos ou apenas alguns porém o que mais caracteriza o texto é a intencionalidade.

Narrativa e Reconto

Narrativa é um tipo de texto que conta em sequencia, numa relação de causa e efeito, fatos, reais ou imaginários, vividos por personagens em determinado tempo e lugar.
Uma notícia de jornal, a narração do que fizemos na escola ou anotação em nosso diario do que aconteceu em uma viagem, são histórias, mas também são reais, portanto são narrativas.
Reconto é quando reutilizamos uma narrativa em um novo formato ou com outras palavras. Também denomina-se esta técnica de escrita como Reescrita.
Releitura é quando utiliza-se uma narrativa como base para a construção de outra narrativa de forma que os elementos compositores da primeira sejam revistos, questionados ou reavaliados na segunda.
Na releitura há a alteração dos conteúdos, mas não do tema, enquanto que na reescrita os elementos permanecem os mesmos, só muda a forma de narrar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...