terça-feira, 8 de novembro de 2011

Posso Ajudar? - Danny Marks

 — Posso ajudar?
— Como?
— Você. Deve ter algum problema, não? Todos tem problemas hoje em dia. As coisas andam difíceis por ai. Assaltos, violência, essas coisas todas que se vêem na televisão.
— Não, tudo bem. Não preciso de ajuda.
— O que foi? Não acha que sou capaz de ajudar?
— Não, quero dizer, acho que é sim, mas...
— Então me conte qual o problema que ajudo.
— Mas, não tenho nenhum problema e...
—Entendi! Então se acha melhor que qualquer pessoa. Se julga imbatível, não é? Pois fique sabendo que isso é uma mentira.
— Não disse isso. Só não quero a sua ajuda, oras.
— Ah, então se julga melhor do que eu. Pensa que pode ir resolvendo os seus problemas e que não tenho nada a ver com isso. Típico isso, essa sociedade que vivemos está cada vez mais egocêntrica, egoísta, desvinculada. Não se valorizam mais os valores sociais, a ajuda mútua.
— Creio que não está entendendo...
— É sempre assim. A culpa é sempre dos outros que não entendem, não prestam atenção no que dizemos, no que estamos sentindo.  Esse é o maior problema hoje em dia. As pessoas não estão prontas para assumir que são elas a fonte do seu problema. Não querem ouvir conselhos, só querem fazer o que lhes dá vontade e então quando percebem, estão com um problema insolúvel. E ele só surgiu porque elas que o criaram...
— Entenda... E U N Ã O T E N H O N E N H U M P R O B L E M A. Não quero sua ajuda  e de nenhuma pessoa porque não estou com nenhum problema, certo?
— Negação. É sempre assim. Quando alguém se preocupa em estender a mão é recebido desta forma. Imagine, na sociedade que vivemos não ter problemas?  Ora, não me faça rir. Como alguém pode pensar assim hoje em dia? ISSO já é um problema.
— Na verdade tenho um problema, agora que percebo.
— Não disse? Tinha certeza que estava escondendo algo importante. O que é?
— Tem uma pessoa chata, irritante mesmo, que está me assediando em pleno horário em que poderia estar descansando a cabeça e está me criando um problemão.  POR QUE NÃO CAI FORA!
— Então é assim. Vai se aliar a essa violência que está destruindo o mundo, negando a melhor oportunidade que já teve em...
— SOCORRO!!!
— Por que está gritando? Já estou aqui para ajudar.
— ESSE é o problema que não tinha há alguns minutos. Sai da minha frente, sai daqui. FORA!!!
— Agora está entrando em contato com a sua raiva, percebe? Essa é a origem dos problemas da humanidade, a raiva incontida que agride justamente as pessoas que poderiam ajudar a...
— Dá licença, vou embora, não dá mais.
— Ei!!! Volte aqui, agora que já sei qual o seu problema posso tentar ajudar.... Ei... Droga. Mais uma vez não consigo ajudar alguém. Essas pessoas não entendem que precisamos nos mobilizar para fazer o mundo melhor, temos que nos comunicar melhor, ser mais prestativos e...
— Posso ajudar?
—Como?
— Estava falando sozinho. Percebi que está com um problema . Estou aqui para ajudar.
— Não tenho nenhum problema. Eu ajudo as pessoas com problemas.
— Sim, entendo. A negação é uma coisa muito comum hoje em dia, sabe? As pessoas acham que não tem nenhum problema, mas quando param para pensar percebem que...

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Meu Querido,

Esse conto me remeteu ao "A Jovem que não quis atravessar a Rua" do Ignácio de Loyola.
Vc leu? Está em "Cadeiras Proibidas".

Muito bom o conto, o teu e do Loyola.

Beijos mágicos,

Anna Amorim

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...